Olá meu nome é Mami.
Nasci no Japão, na província de Oita, imigrei para o Brasil em 1973 junto com meus pais e irmão.
Me formei em Administração de Empresas, Pedagogia em educação especial. Casei e tive 04 filhos (Denise, Danyele, Henrique e Arthur), um deles com T21 (Síndrome de Down).
Filhos sempre nos inspiram, mas o Henrique me deu um olhar para escrever, principalmente sobre as experiências e desafios da T21, temas que falam de inclusão e PCD (Pessoas com Deficiência).
Como toda Mãe, busco o melhor para os filhos, independente de sua condição genética, cognitiva e emocional.
Tenho também um Podcast - Mamitopia, onde compartilho minhas experiências com a T21 e promovo um encontro de mães, pais e famílias para falar de amor, compreensão, vivências e desenvolvimento de nossos filhos(as).
Mami Seguchi
Gosto pela escrita
Desde pequena gostava de histórias míticas, apaixonada principalmente por contos de fadas. Adorava escrever minhas próprias historinhas e criar o ambiente lúdico do “faz de conta”.
Escrevo desde 2015, sobre temas e personagens com PCD (Pessoas com Deficiência), sobre as diferenças e diversidades interpessoais, mas somente tive possibilidade de publicar meu primeiro livro em 2021.
Encontrei na metáfora criada com o mundo magico das Fadas, mostrar um personagem com as características marcantes e inspiradas, principalmente, no meu filho Henrique que nasceu com a T21.
Mesmo com a diferença nas características e especificidades de meus filhos, todos aprendem no seu ritmo e tempo, e a condição genética não limita a inteligência, a criatividade e o desenvolvimento de cada um.
Devemos aceitar as diferenças e compreender que todos temos habilidades que podem ser desenvolvidas e trabalhadas, basta ter carinho, paciência, persistência, determinação e constante estímulo.
A narrativa é lúdica e amorosa, e demonstro que não há limites para a criatividade e inclusão quando se tem amor e dedicação envolvidos. Espero que possa servir de inspiração às famílias. adultos e crianças.